Pular para o conteúdo principal

O PRIMEIRO DIA DE AULA DA MEL

Olá! Olha que interessante que eu vi no Facebook e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Amei tanto que com certeza eu vou fazer no meu primeiro dia de aula, essa historinha era tudo que eu procurava.
MATERIAIS:
-2 Fantoches: menina, vovó (as crianças adoram a voz de idosos);
-Biombo: pode ser substituído por uma cortina;
-Microfone: do contrário fale bem claro e alto, pois algumas crianças ainda estão amedrontadas e não conseguem prestar muita atenção se não ouvir bem;
-CD de música infantil

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A HISTÓRIA
* Coloque uma música infantil, aumente o som e depois abaixe de uma vez para chamar a atenção. Outro recurso que uso é imitar a tosse no microfone, eles adoram, e fixam a atenção no biombo para ver quem vai aparecer.
(A vovó aparece num canto)
VOVÓ: - Ai, meu Deus! Cadê minha netinha? Alguém viu minha netinha por aí? Ai, não tô vendo a danadinha!
(A netinha vai aparecendo lentamente, dormindo, roncando alto)
VOVÓ: - Meeel! Cadê você, minha netinha? Alguém está vendo a Mel por aí?
(Procure interagir com as crianças, pergunte para elas, veja com antecedência as características delas- xuxinhas, sapatos, mochilas- para direcionar a pergunta)
(A Mel ronca mais, vira de um lado para o outro)
VOVÓ: - Aí está você! Mel, acorde, menina! Está na hora de ir para a escola! Vamos, estão todos te esperando, queridinha!
MEL: - Ah, não, vovó! Deixa eu dormir mais um pouquinho!
VOVÓ: - Não, meu bem. Você precisa se levantar. Hoje é o seu primeiro dia de aula na escola.
MEL: - Escola? Que escola?
VOVÓ: - Ora, Mel, o JI....(esta é a minha escola, diga o nome da sua). Seus amiguinhos já foram todos para lá. Vamos, saia da cama, menina!
MEL: - Ah, vovó. Acho que não quero ir lá, não!
VOVÓ: (assustada) - Como assim? Você não estava doidinha para ir para a escola? Estão todos esperando por você!
MEL: - Meus amiguinhos já foram para lá?
VOVÓ: - Foram sim, todos os seus amiguinhos já chegaram, só falta você!
(Aproveite novamente para citar crianças presentes)
MEL: - Ah, vovó! Eu acho que não! Tô com um pouquinho de medo!
VOVÓ: - Medo? Mas você tem medo de que? A sua escola é tão bonita!
MEL: - Ah, vovó. Eu tenho medo das crianças. Será que elas vão gostar de mim?
VOVÓ_O que é isso, Mel? É claro que as crianças vão gostar de você! Quer ver? ...Crianças, vocês vão ser amiguinhos da Mel se ela for para a escola?
(...)
MEL: - Mas e a tia? Ela também vai gostar de mim?
VOVÓ: - Claro que sim! Sabia que na sua escola as professoras e o professor são muito legais?
MEL: - E eles gostam de crianças?
VOVÓ: - Nooossa! Eles adoram as crianças!
MEL: - Ah, então a tia é boazinha? Ela vai deixar eu fazer tudo o que eu quiser?
VOVÓ: - Ora, Mel, no JI..., a professora vai levar a turma juntinha para fazer um monte de coisas legais.
MEL: - Que coisas legais? Eu não vou ficar só dentro da sala?
VOVÓ: - Nãooo, Mel! Cada dia vai ser diferente! Cada dia, você, sua professora e seus amiguinhos vão para um lugar diferente da escola fazer alguma coisa muito legal.
MEL: - Que lugares vovó?
VOVÓ: - Ora, tem o dia da piscina, o dia da casinha de boneca, o dia da sala de som, o dia do parque com grama, o dia do parque com areia, o dia da informática para usar os computadores, o dia da brinquedoteca, o dia da biblioteca, o dia dos brinquedos e fantasias, o dia das brincadeiras no pátio...
MEL: - Nossa, vovó! E dá tempo de fazer tudo isso?
VOVÓ: - Dá sim, Mel. Só que no JI... o tempo passa muito rápido e para aproveitar bem todos os lugares tem que ficar o tempo todo juntinho da tia e fazer cada coisa na hora certa.
MEL: - E se eu quiser fazer xixi? A tia vai deixar eu ir ao banheiro?
VOVÓ: - Claro que sim. Na sala tem um banheiro bem bonito! Mas só se você estiver mesmo com vontade viu? Não fica indo toda hora senão você vai perder as brincadeiras legais.
MEL: - Nossa, vovó. Parece legal! Mas, e quando eu ficar com fome? Posso levar lancheira?
VOVÓ: - Bem, Mel, no JI.... Não precisa levar lancheira. Lá tem uma cantina (ou refeitório) bem grande, onde as tias (citar nome) preparam um lanche muito gostoso para as crianças. Na hora certa, sua professora vai levar você e seus amiguinhos para lanchar.
MEL: - E eu vou poder escovar os dentes depois do lanche?
VOVÓ: - Vai sim, tem um lugar reservado para isso em sua escola.
MEL: - Nossa! Mas e se eu ficar com saudades? Que horas vou poder voltar para casa?
VOVÓ: - Logo, logo. Não disse que o tempo lá passa muito rápido? Quando você menos perceber já será a hora de voltar para casa. Eu também vou sentir saudades, mas eu vou te buscar na hora certinha.
MEL: - É, acho que eu estou com vontade de ir logo para minha escola. Você mostra as tias para mim.
VOVÓ: - Claro que sim, Mel. Eu conheço todo mundo que trabalha no JI....
(Simular chegada e chamar um por um dos professores e funcionários para cumprimentar a Mel e dizer que ela é bem-vinda, que não precisa ter medo etc.)
MEL: - Aí, vovó. Adorei minha escola. Pode ir embora, eu não vou chorar, eu quero ficar aqui, viu?
VOVÓ: - Você gostou mesmo?
MEL: - Eu adoreiii! Meus coleguinhas são lindos, e a tias são muito legais. Beijo, vovó. Vou para minha turminha agora. Tchau amiguinhos, depois eu vou na sala de vocês, também, viu?
(Os bonecos se despedem e saem ao som de uma música infantil)

Fonte Prô Nice e Ro.


Comentários

  1. Que lindooo!
    obrigada por compartilhar e citar a fonte da minha historinha!
    A Mel conhecendo novos ares!
    Beijocas da Ro Pedrina (Blog: Brincadeiras de Professor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada flor! Não coloquei o link do seu blog, pois na época eu tinha visto pelo Facebook mesmo. Vou fazer uma atualização 😘😘

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h