Pular para o conteúdo principal

Plano de aula NOÇÕES DE HIGIENE (escovar os dentes)


Como prometi voltei aqui para contar para vocês como eu dei/planejei a minha aula de higiene bucal para meus alunos do Maternal 1 (2 e 3 anos), espero que gostem:

1º momento:
Na rodinha de conversa apresentar a música da Xuxa - Escove os dentes (para baixar a música em MP4 ou MP3 clique AQUI, super indico o site.) 

2º momento
Perguntar as crianças do que se trata a música. 
Perguntar se eles escovam os dentes todos os dias e se eles escovam sozinhos ou se é o papai ou a mamãe que escova.
Falar da importância de escovar os dentes todos os dias e também falar quando que devemos escovar os dentes. (Principais: quando acordar, depois do almoço e antes de dormir)
Falar dos amigos (verduras, legumes, frutas, escovar os dentes) e inimigos dos dentes (não escovar os dentes, comer muito doce, por a mão suja na boca).

3º momento:
Momento saudável, lembrar que as frutas fazem muito bem para que os dentes fiquem branquinhos e bonitos. Nesse momento pode ser usada uma fruta para eles comerem, eu levei a banana.
Momento mistério: perguntar que fruta eles acham que trouxe, em seguida apresentar a fruta, perguntando cor, se alguém já comeu, se gostam. Logo depois, oferecer a todos. (Infelizmente na minha turma dois não comeram e nem quiseram experimentar e outros dois apenas experimentaram mas não gostaram :S, mas ofereci a todos e pedi para aqueles que disseram que não queriam para experimentar.)


4º momento:
Perguntar que objetos usamos para escovar os dentes.
Perguntar como se escova o dente (pode mencionar o que o vídeos falou)

5º momento:
Usando a boca gigante (fiz ele todo de EVA, pois eu precisa de uma boca fácil e rápido de fazer, usei apenas duas cores de EVA, a língua colei apenas a ponta par ficar flexível e para os dentes, cortei tiras da cor branca, enrolei e colei. Não se esqueça de deixar um espaço no meio para que a boca possa fechar sem dificuldades) mostre como escovar os dentes, pro lado e pro outro para cima e para trás e não se esqueça da língua.
Deixe que cada um pratique na boca gigante os movimentos.



6º momento:
Hora de praticar. Pegue a escova de todos e os auxilie a escovar os dentes. Nesse momento pode colocar novamente o vídeos para eles verem como se escova os dentes.
(Onde eu trabalho não foi possível praticar a escovação com os alunos pois, poucos trazem a escova e a pasta)

7º momento:
Dar a atividade refente a matéria dada.


8º momento
Em uma folha de papel cartão desenhei dentes gigantes, fiz carinhas e escrevi "Amigos do dente". Os alunos colaram alguns amigos do dente e depois botei cordinha para que levassem para casa pendurado no pescoço.
Relembrei mais uma vez da importância de escovar todos os dias os dentes e da importância de comer alimentos saudáveis.



Amei fazer essa aula com meus alunos e espero que você também faça e possa amar e eles mais ainda, beijinhos e até sexta. :))
Não se esqueça de escovar os dentes.



Comentários

  1. PARABÉNS MAIRA,
    AMEI SEU PLANO DE AULA, MUITO CRIATIVO.
    ESSE QUESITO DE ESCOVA DE DENTES NA ESCOLA, ACHO QUE AS ESCOLAS DEVIAM INVESTIR MAIS NISSO..
    ONDE EU TRABALHAVA, TODAS AS CRIANÇAS GANHAVAM DA PREFEITURA ESCOVA DE DENTE, E OS PAIS TRAZIAM JUNTO AO MATERIAL DE INICIO DE ANO O CREME DENTAL, ASSIM AS CRIANÇAS FAZIAM USO EM TODO HORÁRIO PÓS ALIMENTAÇÃO. E ISSO ERA TODAS AS TURMAS DA ESCOLA.
    ACHO QUE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA QUANDO É FEITO ESSA ESCOVAÇÃO NA ESCOLA.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar seu plano de aula, gostei bastante, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h