Pular para o conteúdo principal

DADO GEOMÉTRICO


Como prometido estou trazendo a atividade surpresa que postei no meu instagram, se você não me segue, está perdendo as atividades que posto, muito coisa legal. <3



Minha atividade/ jogo foi baseada na atividade que a educadora Janaína Rosa da Creche ABC de São Cristóvão do Sul/SC enviou para a página Brincadeiras e Jogos, a atividade "DADO GEOMÉTRICO".

OBJETIVOS: 

Respeitar o próximo, exercer a paciência e reconhecimento das formas geométricas. 

MATERIAIS:

- 9 papéis cartão (mas você também pode usar papelão, aconselho que seja algo razoavelmente rígido e fixo, não aconselho ser de TNT, a menos que fixe bem ao chão e nem de cartolina ou papel pardo, pois amassam e rasgam com facilidade);



- Papel parecido com "color 7" só que em tamanho de cartolina. (Não sei o nome rs);



- Cola branca;

- Pistola e cola quente;

- Piloto preto.


CONFECÇÃO:





(Tabuleiro) 


1. Colei com cola quente todos os papéis cartão de forma vertical 3x3.



2. Fiz as formas geométricas no papel colorido, cada uma de uma cor ( 7 círculos, 7 retângulos, 7 triângulos e 7 quadrados)

*Tamanhos:
O quadrado ficou 20 cm x 20cm. (Usei 2 folhas)
O triângulo ficou 20 cm na base e 20 cm na altura. (Usei 1 folha)
O retângulo ficou 22 cm na base e 15 cm na altura. (Usei 1 folha)
E o círculo mais ou menos 20 cm. (Usei 2 folhas)


3. Fiz as marcações com o piloto preto usando o seguinte calculo, medi a altura e dividi por 7, depois medi a largura e dividi por 4.
Minha altura deu 191 cm, divido por 7 = 27,28...
Minha largura de 141 cm, divido por 4 = 35,25...
Ou seja, as "casas" do tabuleiro deveriam ter, arredondando, 35,2 cm de largura e 27,3 cm de altura. 

4. Colei as figuras geométricas nas "casas" na medida do possível alinhadas.

(Dado)

Para confeccionar o dado usei uma cartolina, porém aconselho que se seus alunos não forem muito sensíveis (assim como os meus, rs) que use materiais mais rígidos, para que não amasse ou rasgue (por exemplo papelão). O dado ficou com 14 cm x 14 cm nos quadrados e para fazer as dobras usei a seguinte imagem para me basear. 

Resultado de imagem para dado para montar

Para colar as formas geométricas, usei exatamente as mesmas cores do tabuleiro e fiz do tamanho proporcional ao dado e colei (antes de montar o dado) apenas as quatro figuras geométricas, deixando dois quadrados em branco. E quando o dado caía na parte branca, eu pedia para que o aluno jogasse de novo, até cair em uma forma geométrica. 
Para montar o dado, faça a dobra com a ajuda de uma régua, se usar como eu a cartolina, para facilitar na hora de colar, e tenham um pouquinho de paciência nessa hora kk. 




PARA JOGAR:

  • Primeiro lembrei com meus alunos as formas geométricas e, em seguida, expliquei detalhadamente como seria o jogo e pedi que todos tirassem o sapato (essa parte é muito importante kk)

  • Escolhi quatro alunos para serem as "peças humanas" rs. Cada um escolhia em qual forma geométrica iria ficar, expliquei que deveriam ficar em pé e não poderiam sair da posição. 
  • Os alunos que restaram ficaram responsáveis por jogar o dado.
  • Cada aluno jogava o dado e a forma geométrica que ficava para cima o aluno correspondente dava um passo para frente.
  • Assim seguia até um dos jogadores chegar na última forma geométrica de seu caminho e assim ganhar o jogo.
  • Fiz um rodízio dos jogadores até que todos pudessem ser as peças e jogarem os dados.



Os meus alunos amaaaaaram e tenho certeza que os seus também vão amar. Beijos e até a próxima. <3



Comentários

  1. Boa noite querida, desculpa a demora em responder! Eu usei 9 papeis cartões de forma 3x3 em pé (vertical), os papéis cartões colei com cola quente e e as formas geométricas cola branca mesmo. A parte colorida do papel cartão deixei para baixo, deixando a parte "marrom" para cima e fiz as marcações citadas a cima.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito irei fazer adaptado para crianças autistas.

    ResponderExcluir
  3. vou fazer com o meu maternal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h