Pular para o conteúdo principal

Quais erros não posso cometer na sala de aula?


Será que você comete algum erro nas suas aulas? Não sabe? Vem que vou te mostrar três possíveis erros.


🥉 Com a medalha de bronze temos a rotina. 

Apesar de parecer algo que não faz muita diferença, ter uma rotina a seguir ajuda seus alunos não se sentirem ansiosos na sua aula. Por exemplo, todas as terças eu dou aula pelo Meet no mesmo horário e a minha rotina com meus alunos é começar com a leitura deleite, corrigir as atividades (aviso sempre no grupo do WhatsApp), em seguida, faço uma atividade extra e durante faço a chamada e encerro a aula. Claro que um dia ou outro algo pode sair da rotina, mas ter algo já fixado ajuda muito.


🥈 Com a medalha de prata temos a parte socioemocional. 

Infelizmente muitos professores acabam dando valor apesar aos conteúdos e esquecem que seus alunos têm sentimentos. Por aqui nas atividades impressas tento sempre trazer perguntas que fazem os alunos contarem sobre eles ou sobre seus sentimentos e nas aulas síncronas faço questão de falar com todos os alunos perguntando como estão e as muitas vezes mesmo no meio de alguma explicação quando um aluno fala sobre algo nada haver (para mim) eu os deixo se expressarem. 

Outra parte é sempre tentar falar com os alunos que não estão participando ou até mesmo os que sempre participam, mas acabam faltando. Pode parecer coisas bobas, mas mostrar empatia pelos seus alunos ajuda no relacionamento professor x aluno.


🥇 E com a medalha de ouro temos a interação. 

Muitas vezes temos aqueles alunos que falam mais ou que se sentem mais a vontade de falar conosco e para a turma. Só que não podemos nos esquecer dos alunos mais tímidos ou que se sentem desconfortáveis. Para isso eu sempre tento ver o perfil de cada aluno e busco nas aulas síncronas trazer atividades ou momentos em que todos possam participar e que se sintam bem. 

Além disso, sempre tento na parte da oralidade ajudar esses alunos mais tímidos a se expressarem melhor seja por falar mais alto, conseguir falar para a turma. Entender o perfil dos seus alunos te ajuda como lidar com suas características e mostrar que você quer ouvir todos ou que todos devem participar mostra que você se importa com todos os alunos e não apenas com os que se destacam.


Me conta aqui, você já cometeu algum desses erros?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h