Pular para o conteúdo principal

DIREITOS E DEVERES


Finalmente eu consegui parar e postar como eu realizei essa atividade, desculpa a demora mas #vamosquevamos.
É costume dos professores fazerem combinados com as suas turmas para manter a organização na sala de aula, e foi o que eu fiz, só que de uma forma diferente. Meus alunos são do 5º ano e como iriamos trabalhar cidadania e desigualdade esse ano (conteúdo do planejamento anual) pensei em unificar tudo de uma vez, visto que os combinados são nada mais nada a menos que "direitos e deveres" em outra linguagem.
Eu comecei essa atividade no segundo dia de aula, pois no primeiro deixei mais para conhecer os alunos. Perguntei a eles se sabiam o que significavam as palavras "direito" e "dever" e fomos conversando sobre esse assunto. Expliquei a eles que em nossa sociedade somos cidadãos que possuem direitos e deveres e na nossa sala de aula também teríamos e estes seriam os direitos e deveres dos alunos. 
Para deixar bem fixado a diferença entre direitos e deveres fiz um resuminho (eu editei no Power Point e peguei a borda no Google) e pedi que eles colassem no caderno (eles colaram no outro dia).


Nesse mesmo dia com alunos conseguindo entender a diferença entre direitos e deveres, coloquei dentro de balões os direitos e deveres que seriam estabelecidos na sala. Dentro de cada balão tinha ou um direito ou um dever. Fui chamando um por um e o aluno deveria ler e falar se aquela frase era um direito ou um dever (nessa parte já estava fazendo o diagnóstico de leitura, além de ver como era a timidez dos alunos). Quando o aluno falava se era direito ou dever eu perguntava a turma se estava correto e escrevia no quadro dividido em dois lados.
Enquanto eles iam estourando os balões, eu ia explicando e perguntando sobre aquela determinada frase para que ficasse bem esclarecido. Quando todos os balões acabaram perguntei a eles se deveríamos acrescentar algum direito ou dever, mas eles disseram que já estava bom. Logo em seguida, pedi para que eles escrevessem no caderno visto que eles pediram muito para poder estrear o caderno kk.



No meu terceiro dia com eles (que já era sexta) continuei o assunto e fiz com eles um cartaz para ficar exposto na sala de aula durante o ano inteiro e que sempre que necessário eu os lembraria. Fiz bem simples e pedi para que eles me ajudassem a colar, além disso fui revisando com eles os direitos e deveres. 



Fizemos algumas atividades no caderno para revisar o assunto e também para que eu pudesse avaliar um pouco deles. Mas como assim? Entre as questões do caderno perguntei se existia algum direito que eles achavam que precisavam melhorar, perguntei se eles concordavam, e também perguntei novamente se eles queriam acrescentar algo.
Na última questão nós fizemos o contrato pedagógico (ideia lá do @ie_artedeaprender), ou seja, firmei com cada aluno (no caso os presentes rs) um contrato onde eles reafirmavam que cumpririam seus direitos e como todo bom cidadão revindicaria e exigiria seus direitos. Nesse contrato eu também coloquei os meus deveres como professora.
Como em um contrato real, para cada aluno imprimi duas vias (uma ficou comigo e a outra com eles) e assinei uma por uma e os alunos assinaram e colaram a via deles no caderno.

 (Na hora de colocar para vocês o link do download pode ser que a borda não fique, mas é simples colocá-la, pois ela é do próprio word. Siga o passo a passo: 1- Na caixa de ferramentas lá em cima vá em bordas e sombreamentos. 2- Em seguida, clique em borda da página. 3- Não esqueça de colocar como caixa. 4- Por último escolha a arte, eu escolhi a de lápis.)

Todos os dias seria verificado se os alunos realmente estavam cumprindo seus direitos e pra isso fiz como se fosse um jogo (bem parecido com a trilha pedagógica da @diariodatiamari) e ali ficaria o feedback do dia em três cores: vermelho, amarelo e verde. 
Para estimular eles ainda mais fiz disso uma competição onde quem conseguisse no final daquele período conseguir mais adesivos verdes ganharia ou um Fini ou uma barra de chocolate.
No meu Instagram @atividadespedagogicaspormairb eu expliquei melhor como ele funciona, mas resumindo, eu colo todos os dias os adesivos (eles são da linha Pimaco da Bic tamanho 19mm) e cada um representa uma coisa. O objetivo não é sair colando adesivos amarelos e vermelhos e sim fazer com que eles avaliem como foi o seu dia e pensem nas consequências das suas ações, além de levar o aluno a refletir o por quê daquela cor. 
Também deixei claro para os alunos que se eles faltassem eles ganhariam um F e não poderiam ganhar nenhum adesivo visto que não estava presente, quem não está presente por mais que seja justificável não está presente e essa parte foi bem complicada deles entenderem rs.




Ainda não acabou a corrida e não obtivemos um ganhador, mas eu já até imagino quem vai ganhar e eles também kk. Depois conto lá no Instagram como foi. Espero que vocês tenham gostado! Beijos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h