Pular para o conteúdo principal

Copiando as estratégias das provas do BBB para a sala de aula



Você assiste o BBB? Mesmo que você não assista, como eu, precisa admitir que a maioria das provas do BBB são bem elaboradas e como professora que ama jogos percebo algo que é essencial para o sucesso entre o público: DIVERSIDADE.

Mesmo que as provas de todos os BBBs tenham um único objetivo: alguma pessoa ser líder ou anjo, a maneira como isso acontece pode e deve ser copiada por nós professores e nesse post vou te ensinar como.


🎮 ESTRATÉGIA 1


Uma das estratégias do BBB é usar diferente elementos dos games como: placar, tempo, sorte, resistência, agilidade, fases.


Elemento: sorte

Elemento: agilidade


E como você professor pode aplicar isso nas suas aulas? 

Trazendo diferentes elementos, por exemplo, jogos de perguntas e respostas, em geral, usam o elemento placar, a brincadeira vivo ou morto usa como elemento a resistência (último a sair), o jogo de tabuleiro pode apresentar o elemento sorte.


🎮 ESTRATÉGIA 2


Outra estratégia do BBB é trazer o mesmo elemento em provas diferentes e se não me engano o mais conhecido é resistência. 


Elemento principal: resistência


Elemento principal: resistência

E como você professor pode aplicar isso nas suas aulas? 

Entendendo o significado dos elementos dos jogos e usando isso na sala de aula. Por exemplo, o elemento sorte está ligado a algo imprevisível e para suas aulas você pode utilizar dado, roleta, sorteio, bingo. O elemento tempo pode estar ligado a ser o mais rápido ou ter algum tempo para realizar algo e para suas aulas você pode utilizar cronômetro, ampulheta e até mesmo corrida.


🎮 ESTRATÉGIA 3


Uma outra estratégia do BBB é diversificar como os jogadores estarão agrupados. Em geral, varia em dois grupos (famoso e não famoso), duplas e individual.  


Prova em duplas


Prova entre dois grupo (camarote e pipoca)

E como você professor pode aplicar isso nas suas aulas? 

Antes de responder essa pergunta eu deixo aqui bem claro que eu sei que muitas vezes é quase impossível trabalhar de forma individual, se este é o seu caso, diversifique a forma como esse grupo é composto, por exemplo, grupos de meninos e meninas, sorteio, escolha dos alunos, sua escolha... Porém se na sua sala for possível diversificar entre grupos, trios, duplas e individual, melhor ainda.


🎮 ESTRATÉGIA 4


E uma última estratégia e não menos importante é mesclar tudo. 


Prova em dupla com elemento placar


Prova individual com elementos de agilidade e etapas (níveis)Imagem: https://gshow.globo.com/realities/bbb/ep/prova-do-lider-above/noticia/comeca-a-prova-do-lider-above-no-bbb21.ghtml


E como você professor pode aplicar isso nas suas aulas? 

Por exemplo ao trazer um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas você pode formar grupos a sua escolha e usar dado. Na brincadeira vivo ou morto você pode trazer também o elemento conhecimento específico de algo já dado (tem post: clique aqui) ou até mesmo roleta e sorteio. Como último exemplo trazer um ditado em dupla e com elemento tempo.


Mesmo que você não traga jogos em suas aulas, diversifique a forma como isso é entregue, ou seja, usando diferentes metodologias de ensino, mas isso é assunto para outro post. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h