Pular para o conteúdo principal

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS - 12 A 18 MESES (parte 3)

Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Espero que sim :))))).  Comecei a alguns semanas atrás a parte 1 e 2 das brincadeiras para crianças de 0 a 24 meses e hoje trago a parte 3 (link parte 1, parte 2) vem conferir comigo!

12 a 14 meses

  • Livros: estimule o bebê a gostar de livros, sentando com ele e aproveite o momento de calma para contar historinhas. No primeiro momento, dê preferencial a livros mais resistentes, de papelão e de fácil limpeza. Explique a história detalhadamente e faça comentários sobre as ilustrações.
  • Brinquedos de empilhar: com eles o bebê diferencia cores e tamanhos, percebendo como um brinquedo encaixa no outro ou fica em cima de outro.
  • Blocos: com o passar do tempo, aumenta o número de blocos a serem empilhados.
  • Apertar e pula: o bebê aprende o que é causa e efeito, mostre a ele como funciona e depois deixe que ele aperte o botão sozinho.
  • Texturas: ofereça para o bebê objetos seguros com texturas diferentes para que ele perceba a diferença com o tato.


14 a 16 meses

  • Brincadeiras com água: estimule a coordenação motora com brincadeiras com água. Coloque água em uma vasilha e brinque com panelinhas, bules, chaleiras de brinquedo, enchendo e esvaziando os recipientes. A criança aprende que alguns objetos flutuam, outros afundam, que a água sempre desce e nunca sobe e que objetos com água são mais pesados do que os objetos sem água. Brinque também de barquinho. Observação importante: nunca deixe a criança brincando com água sozinha.
  • Brinquedos de empurrar: a crianças pode colocar vários objetos (seguros) para transportar no brinquedo (carrinho) e ficará muito feliz com a ideia de levar objetos de um canto para o outro.


16 a 18 meses

  • Papel e giz de cera: o bebê começa em se interessar em fazer a sua marca, percebe que consegue mudar algo. Elogie-o e motive-o, colocando os primeiros rabiscos/ desenhos nos quadros. Incentive a criatividade. Utilize o giz de cera com ceres vivas, mas fique perto e não permita que coloque o giz de cera na boca. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora.
  • Brinquedos de atividades: brinquedos que permitam empurrar, puxa, girar e torcer e que mostram a situação de causa e efeito desenvolvem a coordenação motora.
  • Brinquedos de encaixe: as crianças começas a utilizar a sua imaginação para construir casas, castelos e outros objetos que desejar.
Espero que estejam gostando das brincadeiras, semana que vem eu trago a última parte. <3

Fonte: VIGNON, Luana. Guia do educador: teorias pedagógicas educação infantil / Luana Vignon, Marco Saliba; assessoria pedagógica Aline Correia. 1. ed.- São Paulo: Eureka, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

Plano de aula NOÇÕES DE HIGIENE (escovar os dentes)

Como prometi voltei aqui para contar para vocês como eu dei/planejei a minha aula de higiene bucal para meus alunos do Maternal 1 (2 e 3 anos), espero que gostem: 1º momento: Na rodinha de conversa apresentar a música da Xuxa - Escove os dentes  (para baixar a música em MP4 ou MP3 clique AQUI , super indico o site.)  2º momento Perguntar as crianças do que se trata a música.  Perguntar se eles escovam os dentes todos os dias e se eles escovam sozinhos ou se é o papai ou a mamãe que escova. Falar da importância de escovar os dentes todos os dias e também falar quando que devemos escovar os dentes. (Principais: quando acordar, depois do almoço e antes de dormir) Falar dos amigos (verduras, legumes, frutas, escovar os dentes) e inimigos dos dentes (não escovar os dentes, comer muito doce, por a mão suja na boca). 3º momento: Momento saudável, lembrar que as frutas fazem muito bem para que os dentes fiquem branquinhos e bonitos. Nesse momento pode ser usada uma fru