Pular para o conteúdo principal

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS - 6 A 12 MESES (parte 2)

Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Espero que sim :))))).  Semana passada comecei a série brincadeiras para bebês (link parte 1) e hoje, como prometido, eu trago a segunda parte, vem conferir comigo!

6 a 7 meses

Permita que o bebê treine pegar diversos objetos de formas diferentes.

  • Brinquedos: objetos seguros ou livros infantis para deixar por perto e mantê-lo interessado. Com a capacidade de concentração ainda está em desenvolvimento, prenderá a atenção por apenas alguns minutos.
  • Caixas de surpresa: brinque de adivinhação, os bebês adoram a sensação deles mesmos fazerem algo desaparecer.
  • Fantoches: use fantoches seguros que se ajustam às mãos dos adultos, pois o bebê ainda não consegue vesti-los. Os fantoches enriquecem as habilidades sociais em grupo.
  • Bolhas de sabão: faça a bolha de sabão durante o banho com o sabonete líquido que o bebê usa. O adulto deve fazer a bolha de sabão. Não deixe o bebê pegar o frasco contendo o líquido, pois é tóxico. O bebê pode brincar de estourar as bolhas, desenvolvendo a coordenação motora.
  • Brincadeiras de pular: segure o bebê no colo, com segurança, faça-o pular de cima para baixo. Torne a brincadeira divertida: cante, sorria. 

7 a 8 meses

  • Copos de plástico: comprar copos de plástico de cores, tamanho e modelos diferentes para que a criança possa brincar de encaixar.
  • CD de canções: toque CD de ninar ou músicas infantis. Se o bebê está acostumado a ouvir a mão cantar, grave um áudio com ela cantando. Cante com ele as músicas preferidas.
  • Brinquedos que fazem barulhos: os bebês gostam de brinquedos que fazem barulhos, apitam ou tocam música. Ofereça brinquedos que ele consiga apertar o botão sozinho.
  • Objetos da sala: os bebês gostam de descobrir as coisas, por isso, libere para ele uma gaveta ou um armário repleto de objetos domésticos interessante e principalmente seguros. O bebê aprenderá a diferenciar formatos, cores, tamanhos e texturas diferentes. Para estimulá-los a engatinhar, coloque um objeto atraente fora de seu alcance (na mesma altura) e logo ele se deslocará pelo chão a fim de pegá-lo.

8 a 9 meses

  • Engatinhar: nessa idade o bebê começa a engatinhar e você poderá ficar no chão junto a ele estimulando-o a engatinhar. Esconda-se atrás de uma montanha de almofadas, pois ele sentirá vontade de escalá-las. Não o deixe sozinho, pois ele pode perder o equilíbrio e se machucar.
  • Esconder: coloque uma toalha em cima da sua cabeça e pergunte: "cadê a <inserir o nome da criança>?". Deixe que o bebê descubra a sua cabeça e diga: "achou!". Você também pode se esconder atrás da porta ou atrás da cortina, surpreendendo o bebê com delicadeza. Os bebês também gostam de brincar de esconder objetos.
  • Água: os bebês costumam gostar de brincadeiras com água. Encha uma bacia com água (morna) e brinque de encher e esvaziar copinhos, isso auxilia na coordenação motora. Esta brincadeira também é interessante na hora do banho. Quando o bebê for brincar perto da água, segure-o firmemente.
  • Sons: é interessante o bebê ter alguns brinquedos de instrumentos musicais indicados para a idade, como piano e xilofone. O bebê se sente estimulado a criar novos sons. Isso auxilia a desenvolver a capacidade auditiva. Não se preocupe se a coordenação ainda não é suficiente para tocar os instrumentos.

9 a 10 meses

A capacidade de concentração do bebê está aumentando, o que lhe permite ficar mais tempo com o brinquedo. O bebê poderá explorar a coordenação motora manuseando objetos seguros de diferentes tamanhos, formatos, cores e texturas.

  • Animais: se o bebê gosta de animais, introduza livros com imagens de diferentes animais e músicas que falem sobre bichos no seu repertório. Imite os sons que os animais fazem para que o bebê comece a aprendê-los, ele se sentirá estimulado para copiar os sons.
  • Caixa de surpresa: alguns bebês adoram mudar os objetos de lugar. Monte uma caixa com vários objetos seguros, diferenciando cores, tamanhos, formatos, encaixes e texturas. Brinque com o bebê de retirar e colocar os objetos na caixa, explorando as diferenças de cada um. Outra dica é embrulhar alguns objetos, já que eles adoram rasgar o papel para desembrulhar. Nunca deixe o bebê sozinho, ele pode engasgar com o papel.
  • Livros: estimule a sensação de toque utilizando livros que contenham figuras com formatos e texturas diferentes.
  • Túnel: os bebês gostam de engatinhar por túneis de brinquedos. Quando o beber estiver engatinhando bem, brinque de pega-pega passando pelo túnel ou de se esconder.
  • Parque: leve o bebê aos parques ou playground, ele vai se sentir satisfeitos em explorar novos brinquedos e brincar com outras crianças.

10 a 11 meses

Nessa fase, o bebê possui controle manual, consegue virar as páginas de um livro, encaixa blocos em orifícios de várias  formas, joga bola em uma determinada direção e consegue dar objetos na mão de quem solicita. Também começa a se interessar mais em saber como os brinquedos tocam, se mexem e se encaixam.

  • Encaixe: corte um círculo na tampa da caixa e ensine-o a colocar um bola de tênis dentro por meio do buraco. Quando você perceber que o bebê está gostando e entendeu a brincadeira, ofereça para ele um brinquedo de encaixe mais desafiador com várias formas e cores. Essa atividade auxilia na coordenação motora.
  • Livros: proporcione momentos tranquilos de historinhas, deixando o bebê virar as páginas. Guarde os livros em locais de fácil acesso ao bebê, assim ele poderá pegá-los quando quiser.
  • Torres: construa com o bebê torres de blocos, de copos de plástico, vasilhas de plástico, livros e outros objetos seguros. O bebê vai adorar derrubar esta torre.

11 a 12 meses

O bebê começa a desenvolver a noção de ritmo, por meio de cantigas ou batendo palmas.

  • Dar e tomar: brinque de dar e tomar e quando o bebê devolver o objetos, elogie.
  • Brinquedos macios: ofereça brinquedos macios como bonecos e bichinhos. Utilize esses bonecos para ensinar o bebê a dar beijinhos nos preferidos antes de dormir, dar "tchau" quando for sair e outros costumes sociais. Verifique se os brinquedos não possuem olhos, boca e nariz que se soltam, o bebê pode engolir os itens soltos.
  • Livros e músicas: a repetição das músicas e histórias incentiva as primeiras palavras e reforça a memória.
  • Brinquedos de puxar: se o bebê já está andando, é interessante oferecer um brinquedo de puxar para estimular o andar. Talvez você tenha que ajudá-lo no início.

Estão gostando das brincadeiras? Semana que vem trago a terceira parte! :)

Fonte: VIGNON, Luana. Guia do educador: teorias pedagógicas educação infantil / Luana Vignon, Marco Saliba; assessoria pedagógica Aline Correia. 1. ed.- São Paulo: Eureka, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h