Pular para o conteúdo principal

BRINCANDO DE IMAGINAR


Olá meus amoooores! Como vocês estão? Por aqui tudo ótimo.
Trago mais uma brincadeira para vocês utilizarem com seus alunos, ela pode até parecer "boba" para algumas pessoas, mas ela é de grande importância para a formação e desenvolvimentos das crianças. Como o próprio título já diz, brincando de imaginar.



Mas por que a imaginação é tão importante? 
Dizem os estudiosos que a imaginação nada mais é do que a maneira que encontramos de fugir da realidade, muitas vezes opaca, que nos cerca. Assim, criamos um mundo novo, diferente, do jeito que queremos, para satisfazer as nossas necessidades, sejam elas boas ou ruins. Viajar por esse mundo nos faz passar por situações que, embora criadas por nós mesmos, talvez jamais passássemos no contexto real.
Por isso, a imaginação é tão importante para as crianças. Quando nascem, os bebês possuem cerca de 100 bilhões de células no cérebro. Através da experiência de vida e, principalmente, da imaginação, essas células criam novas conexões, chegando a formar cerca de 1 quatrilhão delas a partir do terceiro aninho da criança. Isto é: imaginar é o primeiro passo para criar pessoas inteligentes e criativas, formando, consequentemente, adultos capazes de solucionar problemas e lidar melhor com os percalços do dia a dia.
A melhor parte disso é que estimular as crianças é fácil e, acima de tudo, muito prazeroso. A forma mais comum de fazer isso é através da leitura, quanto mais dramatizada melhor, já que é preciso que a criança sinta, muito mais do que entenda, a história. A música também é aliada nessa tarefa: através do contato com vários ritmos, a criança cria uma base de diferentes sons que, mais tarde, serão incorporados aos seus sentimentos.
Além disso, todos sabemos que para uma criança, é nos objetos cotidianos que residem as maiores fontes da imaginação: caixas, pedaços de papel, tecidos velhos podem virar brinquedos muito divertidos, capazes de proporcionar diversas situações para o seu pequeno, ou a sua pequena, resolver. É hora de tirar do baú dos antigos sonhos da criança que ainda existe em você e ajudar o seu filho a abrir as portas desse universo rico e extremamente importante para o seu desenvolvimento.
Então vamos brincar de imaginar?
Faça com que a criança imite com o corpo e as mãos o que deseja imitar em sua fantasia.
Por exemplo: Vamos encher um balão ( com as mãos e a boca, a professora vai soprando e enchendo o balão imaginário); para onde vai o balão? O meu foi para o telhado e o seu?

Imagine o gesto de beber alguma coisa e fazer com que as crianças imitem
Pegar um prato e imitar alguém comendo junto com as crianças. O que você está comendo?
Apresentar um saco de balas e perguntar: de que é a sua bala? É gostosa? Está doce? Está azeda?

Estimule, brinque e se divirta com a IMAGINAÇÃO.
Gostou dessa dica? Vai fazer com seus alunos? Compartilhe comigo na #mairaborgesap e continue ligadinho nas próximas postagens. :)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h