Pular para o conteúdo principal

Por que nossos alunos são tão diferentes de quando éramos alunos?

 

Já parou para pensar o quão nossos alunos são diferentes de nós quando éramos estudantes?

Se para mim, que tenho 26 anos, já sinto diferença, imagine para professores que são mais velhos do que eu. Mas por que isso acontece?

Isso acontece porque o mundo processa de forma diferente, por exemplo, na época da minha avó não se tinha acesso as informações como temos hoje, as pessoas tinham costume de ler jornal para saber das notícias, televisão? Minha vó não tinha. Internet? Acho que ela nunca tinha escutado essa palavra.

Na época da minha mãe as notícias já eram mais veiculadas pela televisão onde começou a fazer parte de muitas famílias, inclusive as mais pobres. Porém muitas tinham acesso apenas a televisão em preto e branco, que era o que minha mãe falava que tinha na sua casa, além de ter que dividir essa televisão com 5 irmãos. Pesquisas da escola? Nada como a boa e velha biblioteca.

Quando eu era criança, as fotos eram tiradas em câmera que só quando revela que poderia ver as fotos. Já existia internet, porém eu usava internet de escada, e tentava ficar conectada no meu Orkut e MSN, além de ter colocar crédito toda semana para poder usar o SMS para me comunicar com meus amigos. Televisão? Tinham duas na minha casa, eu também tinha DVD e claro a imagem já era colorida. Depois com o tempo surgiu o Twitter, Facebook e Instagram e quando eu tinha uns 15 anos já tinha um celular que tirava fotos e minhas pesquisas já eram feitas no Google.

Hoje as crianças nascem no mundo tecnológico, já nascem por assim dizer com um celular na mão, e não é um celular igual ao que eu tinha, o meu primeiro nem tinha android, muitas tem netflix no celular. Seus sonhos? Ser youtuber ou até mesmo tik toker. E na pandemia? Já imaginou como seria a aula na sua juventude, provavelmente seu professor não iria gravar vídeo e nem faria videoconferência, está mais para rodar as atividades no mimeógrafo.

Conseguiu perceber por que seus alunos são tão diferentes? Vivemos numa geração onde a informação está na palma da mão, onde as informações são passadas de um país para o outro mais rápido do que o nascer do sol, onde as informações são vistas em vídeos de 15, 30 segundos e não em textos de jornais.

Vivemos numa sociedade onde as pessoas podem ir para a internet, criar seu canal e expressar sua opinião, gostos e virar conhecida mesmo que não seja artista.

Não da para querer alunos da sua época, com o mundo que vivemos agora. Mas da para usar a sua experiência e aprender com seus alunos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h