Pular para o conteúdo principal

10 Sugestões para trabalhar o tema CONSCIÊNCIA NEGRA




A data oficial da consciência negra é somente em novembro, mas isso não significa que esse assunto deve ser só abordado lá.
Para te ajudar, eu trouxe 10 sugestões para trabalhar esse assunto em sala de aula, super adaptável ao ensino remoto.

👉 Debate >> por que as pessoas usam o termo "racismo estrutural"?

👉 Filmes >> Vista a minha pele (link para o vídeo no Youtube aqui) e Histórias cruzadas.

O curta Vista a minha pele é uma releitura da história do Brasil, onde, os brancos seriam os negros e os negros seriam brancos. Em sua versão, o mundo fora explorado e colonizado pelos negros da rica África, e a Europa seria um continente pobre, ele inverte os papéis. Sendo assim, o Brasil, teria sido colonizado pelos negros, senhores ricos que escravizavam os brancos capturados na Europa. Então, a história é contada mostrando as injustiças sofridas pelos negros, na pele de pessoas brancas.

Histórias Cruzadas se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

👉 Pesquisa >> pesquisar expressões racistas usadas pelas pessoas sem que elas saibam ou percebam.

👉 Analisar um caso real e recente de racismo.

👉 Sarau virtual.

👉 Relatos anônimos dos alunos que sofreram algum tipo de racismo.

Uma sugestão é fazer uma formulário pelo Google, onde a pessoa não precise colocar o nome, somente a história.

👉 Analisar os comentários das pessoas em notícias sobre racismo.

Uma dessas analises, pode ser feito com prints do Facebook em páginas como O globo, Extra, ou outras páginas que postam notícias.

👉 Conhecer alguns jogos, brincadeiras e comidas de origem africana.




👉 Carta aberta >> dos alunos para a sociedade. 

👉Ano passado, usei como metodologia a palestra. Pois, eu queria muito falar sobre o sentimento que uma pessoa tem ao sofrer racismo, porém com eu não sofro com racismo convidei uma funcionária da escola, combinado de antemão, e ela falou como sofreu essa discriminação e como lidou, até mesmo falou frases de cunho racistas que as pessoas acham super normais. Na verdade, foi mais uma conversa/aula e meus alunos super aprovaram pois muitos se viram na mesma circunstância. Acho super importante ajudar os alunos a entenderem que ninguém deve ser discriminado pela sua cor e que todos somos iguais, e as pessoas sofrem e carregam muita dor com tudo isso. 

A conscientização deve vir desde pequeno e durante todo o ano letivo.

Segue o vídeo da sequencia didática que fiz com meus alunos:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix