Pular para o conteúdo principal

5 sugestões de como trabalhar o folclore brasileiro (parte 2)

 



Vocês pediram, então eu voltei com mais 5 sugestões de atividades que você pode fazer com seus alunos usando o tema folclore:

 

1. Ditado musical >> essa sugestão é uma adaptação de uma atividade muito comum nas aulas de inglês. Em uma folha temos a letra da música com algumas palavras faltando e o objetivo é preencher esses espaços quando começar a escutar a música. E nada mais divertido do que escutar as cantigas de roda.

Se você trabalha com as turmas menores pode substituir essa atividade pelo pote musical que consiste em ter imagens que representam uma música, ao retirar uma imagem, os alunos devem adivinhar a música ou cantiga.

 

2. Será que os ritmos e danças são iguais em todo o país? Não mesmo. Então por que não trazer esse tema para seus alunos? Existem ritmos que são criação brasileira, mas que muitos alunos nem se quer conhecem como: forró, frevo, baião, entre outras. Escolha um ou vários ritmos e explore com seus alunos. Se possível procure vídeos na internet para ficar ainda mais real para seus alunos. Conhecer um ritmo musical é muito mais do que fazer uma apresentação na escola, é preciso conhecer a origem, seus passos, suas roupas.

 

3. Como sugestão da seguidora @jaquelinedayane temos um campeonato de trava língua (você pode fazer semelhante ao soletrando). O aluno escuta a trava língua e deverá repetir sem errar, caso necessite poderá pedir para ouvir ou até mesmo ver a ficha.

90 travas língua 

Ainda outras sugestões são: pedir que os alunos treinem antecipadamente, pedir para os alunos treinarem e gravarem um áudio com a trava língua e envie pelo whatsapp ou até mesmo criar um mural virtual com os áudios no https://padlet.com/ .

 

4. Seus alunos conhecem os provérbios e ditados populares? Que tal criar um dicionário de forma virtual? Você poderá pedir que cada um dos alunos pesquise o significado de algum provérbio ou ditado e usando recursos como o Google Docs ou Google Slides, cada aluno poderá escrever o significado e até mesmo inserir imagens. Ao final da atividade você poderá salvar em PDF e disponibilizar no grupo do WhatApp da turma.

 60 provérbios e ditados populares


5. Gravar vídeo é a realidade de muitos alunos e por que não trazer essa realidade para suas aulas? Solicite que seus alunos façam alguma receita com o auxílio dos responsáveis e que grave todo o processo e até mesmo pedir que eles editem ou até mesmo ensinar como eles podem fazer a edição no próprio celular usando aplicativos como Vllo e Inshot.

Outra sugestão é gravar a confecção de brinquedos ou até mesmo artesanato.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h