Pular para o conteúdo principal

PROJETO ROMERO BRITTO


Na minha humilde opinião, a Arte é uma matéria importantíssima a ser estudada em todos os segmentos, inclusive na Educação Infantil, mas muitos professores fazem das aulas apenas pinturas e desenhos, não se aprofundam em suas aulas. Sem contar que muitos não sabem que Artes não é só artes visuais, mas também música, teatro e dança mas isso é um outro assunto que outro dia debateremos. Voltando... estudar artistas é muito importante para que os alunos possam ver a importância da arte, da cultura e é isso que eu busco em minhas aulas. Além disso, eu não poderia fazer este sem compartilhar com vocês.

OBJETIVO GERAIS: Ampliar o conhecimento sobre o artista conhecendo suas obras, criar gosto pela arte, perceber as características das obras de Romero Britto. 

1º MOMENTO


Antes que os alunos chegassem colei com durex no quadro a imagem de Romero Britto e algumas de suas obras. Deixei que especulassem sobre as imagens. Fiz a minha roda de conversa normal de todos os dias. [Roda de conversa (Bom dia! Tudo bem? Como foi o final de semana? Que brinquedo você trouxe hoje? Como está o tempo? Calendário, chamadinha, ajudante do dia, quantos nós somos? Quantas meninas e meninos?) Objetivos: Comunicação oral, ampliação do vocabulário, considerar a narrativa do outro, expor suas ideias, noção de quente e frio, noção de aberto e fechado, contagem de 1 a 10, distinção entre menino e menina, situar-se no tempo, reconhecimento do nome.] Após fazer a rodinha, perguntei a eles se conheciam o moço que estava no quadro e se já tinham visto aquelas imagens. Todos disseram que não, então comecei a explicar quem ele era. 

Romero Britto é um artista plástico brasileiro,  ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido que apresentam pessoas, objetos e animais formados por figuras geométricas.


2º MOMENTO

No segundo dia fizemos a releitura de duas obras do Romero Britto. A primeira na turma da manhã e a segunda na turma da tarde. Os cartazes e as imagens que estava no quadro ficarão todos expostos na parede.




*tarde




3º MOMENTO

Realizamos algumas atividades no papel, uma delas foi a releitura de uma obra feita com cola colorida, outra atividade foi pintar uma de suas obras como bem desejassem. 








4º MOMENTO

Fiz a releitura da obra "O abraço", mas para falar da importância do carinho, realizei a dinâmica "cabra cega" só que com o final diferente, uma mistura de cabra cega com abraço. Uma criança ficava vendada enquanto as outras andavam e quando pegava uma criança deveria palpar o rosto, o cabelo e quando acertasse deveria abraçar o amiguinho. Depois, pedi que todos abraçassem um ao outro e claro, não podia faltar o meu abraço, por último tirei a foto deles com essa releitura.











5º MOMENTO

Para a confecção da lembrancinha do projeto Romero Britto, pedi que os alunos trouxessem um CD velho. Fizemos então, a releitura do peixinho mais conhecido de todos rs. Para as linhas usei cola colorida e para as bolinhas usei figurinhas ( as que eu mais amo, elas tem 1001 utilidades e vocês a encontram no Aliexpress, Caçula e Kalunga). Eu ajudei os meus alunos a passarem cola colorida e deixei eles colarem as figurinhas, fiz os peixinhos em papel cartão. O peixe foi entregue na sexta-feira, os das meninas tinha lacinho e dos meninos, gravatinha (feita com EVA).





6º  MOMENTO

No improviso fiz essa lista para ver quem iria ganhar o cartaz com a releitura da obra "O abraço" de Romero Britto. E tivemos ganhadores que por coincidência são irmãs. Expliquei que quem não se comportasse ou fizesse algo de errado ganharia uma carinha triste vermelha e quem se comparasse ganharia uma carinha feliz verde e aqueles que estavam meio termo ganhariam uma carinha amarela de aviso. 




Frase colada na agenda na sexta-feira.







Se você quer me acompanhar mais de perto e ver quando eu realizo as atividades, me segue no instagram @atividadespedagogicas.mairab
Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima! :)



Comentários

Postar um comentário

Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix