Pular para o conteúdo principal

DICAS DE COMO FAZER OS RELATÓRIOS (educação infantil)





Mais um final de bimestre chegando e começa a correria para fazer os relatórios dos alunos, sei que muitos como eu ficam sem saber o que escrever ou ficam perdidas com tantas coisas para dizer. Esse é meu primeiro ano como professora, por isso a cada bimestre tento melhorar meus relatórios, deixando-os cada vez mais completo e para isso uso umas dicas que vou compartilhar com vocês. 

1ª DICA: Todo o bimestre faço um "DIÁRIO DE BORDO" dos alunos, , é nele que eu anoto como eles se saíram nas atividades do dia, se acertaram o que perguntei e tudo que acho necessário. E ele me ajuda muito na hora de fazer o relatório dos meus alunos, pois olhando nele eu posso saber precisamente quando que o aluno acertou algo, se é comum ele não atingir os objetivos propostos, suas dificuldades, seus avanços, se é comum sempre acertar. Claro que não é todo dia que eu consigo fazer minhas anotações, mas tento fazê-las​ pelo menos 3 vezes por semana. No início é um pouco difícil, tem dias que você esquece, mas vai por mim, ele é bastante útil e vai valer a pena cada esforço.


2ª DICA: Escrever de forma geral o que dei em todas as matérias. 


  • Linguagem 
✓ Letra inicial do nome
✓ Vogais I e O


  • Matemática
✓ Número 3
✓ Em cima e embaixo

  • Natureza e sociedade
✓ Trânsito
✓ Plantas

  • Artes visuais
✓ Projeto Romero Britto
✓ Desenho livre

  • Psicomotricidade e coordenação motora
✓Pular, saltar, correr
✓ Pregador e tesoura (movimento pinça)


3ª DICA: Analisar como eu vou montar o relatório. Geralmente eu analiso como será a base de todos os relatórios e já faço no computador, pois na minha opinião poupa tempo.
Nesse bimestre a minha base está assim:

 Primeiro parágrafo- dizer qualidades, comportamento, interação.

 Linguagem oral e escrita- dizer se atingiu os objetivos propostos, se apresenta alguma dificuldade na fala, se escolhe a música na roda de conversa quando solicitado.

 Matemática- dizer se atingiu os objetivos propostos e dificuldades.

 Natureza e sociedade- dizer a matéria dada e como o aluno se saiu dizendo pontos positivos.


 Artes visuais- dizer como o aluno se saiu no projeto como estão seus desenhos e pinturas.

 Psicomotricidade e coordenação motora- dizer os pontos que o aluno melhorou.


 Último parágrafo- falar sobre pontualidade, presente, atividades de casa.

 Uma frase motivadora

4ª DICA - Depois de escolher o modelo do meu relatório, eu abro os arquivos dos relatórios antigos, pois é através deles que eu relembro alguns pontos importantes sobre este e posso analisar se o aluno melhorou, continuou ou piorou em algum aspecto.

5ª DICA -  Sempre procuro na internet vários exemplos de relatórios para que eu possa ver o que eu preciso melhorar, além de procurar palavras "mais sensíveis" para escrever no relatório.

Alguns sites que tive como base e que vocês podem acessar:


Agora, mãos a obra. Espero que tenham gostava das dicas beijos!!!




Comentários

Postar um comentário

Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix