Pular para o conteúdo principal

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS - 18 A 24 MESES (parte 4)


Olá meus amores! Finalmente a quarta última parte da nossa série, brincadeiras para bebês. Venho lembrar que essa organização por idade não é obrigatório, pois cada criança tem seu desenvolvimento diferenciado, cabe a cada um avaliar o que pode ou não ser usado para o melhor desenvolvimento do bebê. Além disso, essa organização é apenas para facilitar aqueles que estão perdidos e não sabem o que fazer. Espero de coração que gostem dessas ideias!

18 a 20 meses

  • Brinquedo de encaixe de formas: os brinquedos de encaixe, com formas e cores variadas, divertem e desenvolvem o raciocínio espacial e o controle manual.
  • Sons: ofereça instrumentos (brinquedos) para a criança. A reação causa e efeito é estimulante. Dicas de brinquedos: pianinho, xilofone, tambor, pandeiro e sinetas, além do chocalho.
  • Massa de modelar: pegue massinhas macias e coloridas e mostre como enrolar e amassar, fazendo cobrinhas, bolinhas e outros formatos. Se quiser incrementar, utilize forminhas. Não deixe a criança sozinha, ela pode comer a massinha.
  • Brincar de areia: coloque areia nos baldinhos e obtenha formatos diferentes com auxílio de forminhas.


20 a 22 meses

  • Bola: a criança começa a se esforçar para chutar. É interessante, pois ela puxa e exercita o corpo. Jogue bola ao ar livre e utilize bolas leves.
  • Encaixe de figuras: o encaixe de figuras é além do brinquedo de encaixe de formas, parece um quebra cabeça simples. Mostre para a criança como se monta e motive-a a brincar. Desenvolve a capacidade de combinar formatos, habilidade importante na futura fase de alfabetização, quando as crianças conhecem as letras.
  • Pintura: a tinta pode utilizada de várias maneiras sem o uso do pincel. Use tinta à base de água. Inicie com as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo. A pintura pode ser feita com os dedos, com as mãos, com os pés, no corpo. Você também pode fazer misturas de duas cores. Cuidado para a criança não pôr a tinta na boca e nos olhos.


22 a 24 meses

  • Giz de cera e papel: a criança começa a querer rabiscar/desenhar mais vezes. Praticamente regularmente, ela vai adquirindo controle dos movimentos. Não tente interpretar os desenhos das crianças, deixe ela contar a você.
  • Bonecos: as crianças costumam se concentrar e conversar com o boneco ou com elas mesmas. Imitam o que vivenciaram ou vivem na vida real da família. Incentive a criatividade.


Fonte: VIGNON, Luana. Guia do educador: teorias pedagógicas educação infantil / Luana Vignon, Marco Saliba; assessoria pedagógica Aline Correia. 1. ed.- São Paulo: Eureka, 2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix