Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER NO PRIMEIRO DIA DE AULA?




Você é um novo professor ou professora e vai começar a dar aula pela primeira vez mas não sabe o que fazer? Ou você é aquele professor que ainda está inseguro e precisa de dicas para começar um bom ano letivo? Ou ainda é aquele professor que está indo para uma nova turma e está perdido? Se sua resposta foi positiva para uma das perguntas acima, eu trouxe várias dicas de professores e professoras  que tenho certeza que você vai amar. E se for negativa você também vai amar kkk. Mas antes de você começar a ler essas dicas tenha em mente que o objetivo desse post é mostrar para vocês que existem vários caminhos a seguir e cabe a ti decidir o que é melhor para sua turma e o que é melhor para você. Então antes de decidir as atividades que vai desenvolver, pesquise quem são seus alunos, a faixa de idade, seu histórico de desenvolvimento, o ano/série que vão cursar e verifique de quanto tempo dispõe. Se você é um professor de primeira viagem essa dica é especialmente para você, antes de começar as aulas a professora Lorena Carvalho mais conhecida como @professoracoruja diz: " 1- Descanse! Sua aula só vai começar bem se você estiver bem. 2- Faça amizade com os professores da sua escola e compartilhe suas dúvidas." E uma terceira dica que eu dou para vocês é a seguinte: faça o seu melhor! Pode não ser fácil no início, mas as coisas vão se encaixando e com o tempo tudo dará certo.

Vamos começar com as sugestões para o primeiro dia de aula?! :)

O professor Leandro Xavier do ig @professorxaviier tem uma dica para começar bem o ano letivo, ele diz: tente "criar uma boa impressão no 1º dia, mostrar quem você é para os alunos e permitir que os mesmos mostrem quem são. Fazendo assim você trará um ano de muita parceria e aprendizagem, com respeito em ambas as partes." Ele também dá a dica de levar lembrancinhas com diretrizes motivacionais para os alunos.

A professora Evaldete Oliveira do ig @tia_evaldete tem uma ideia parecida, ela recebe "as crianças em uma roda de conversa para conhecer melhor os alunos e também aplica algumas dinâmicas."

E para ajudar você a criar esse relacionamento com seus alunos, vou deixar aqui quatro sugestões de dinâmicas.

Dinâmica 1:  Explique aos alunos que eles devem formar duplas e que eles, sem conversar (pode ser de frente um para o outro), escrevam o que um acha do outro e depois quando todos acabarem mostre a eles se acertaram. 

Dinâmica 2: Corte em uma cartolina corações divididos em pares de forma que cada coração só possa se encaixar uma única vez. Distribua os corações de forma aleatória para os alunos e deixe uma música tocar de fundo. Quando a música parar cada aluno deve buscar seu par (oriente para que os pares conversem entre si). Após essa conversa, cada aluno deverá apresentar seu par a turma.

Dinâmica 3: Nessa dinâmica todos os alunos vão ganhar um retrato. Faça isso em uma folha (o tamanho depende se você vai querer apenas desenhar o rosto ou o corpo). Desenhe o contorno, estimule a turma a dizer como ele é se usa óculos, se tem cabelo enrolado, repita várias vezes o nome da criança. Faça o retrato de todos e peça um aluno que faça seu retrato e que repita o mesmo processo. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo, nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se estão ali presentes.

Dinâmica 4: Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupo e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Cada grupo fará suas perguntas e você responderá.

Voltando para a dica dos professores, nós temos a professora Vivian Mazzeo do ig @vivianmazzeo_bebeativo ela é especialista em Berçário e não poderia faltar a dica dela para lidar com os pequenos. Ela comenta que no primeiro dia de aula no berçário você deve mostras brinquedos, além disso, ela continua "permita que a criança brinque e brinque com ela. Passe segurança, a criança precisa confiar em você  e aos poucos, ao longo dos dias, você vai conversando e conhecendo melhor cada um. Brincar e estar disposto e disponível para a criança são as palavras chave do primeiro dia de aula."

Continuando a falar em Educação Infantil a professora Analívia Machado do ig @comamor_professora aposta sempre em rodinha de música e contação de história. Para ela "a rodinha de música aproxima o professor do aluno firmando um vínculo afetivo que é fundamental para estabelecer um clima de segurança. A contação de história ajuda bastante também." Além disso, ela faz o uso de avental, dedoches, fantoches.

E mais uma vez para ajudar a você eu trago uma dica de história para contar no primeiro dia. Segura a dica aí!



A professora Natália Serafim do ig @prof_nati tem um pensamento parecido com o da Analívia, ela diz: "é muito importante no momento da acolhida a musicalidade. Gosto de cantar com os pequenos, e pedir as músicas que eles gostam, juntos vamos nos conhecendo e tornando nosso ambiente cheio de aprendizado."

A professora Fabiana Vilas Boas do ig @professorafabivilasboas gosta "de fazer a Dinâmica do Jasmim no primeiro dia de aula. Porque as crianças cantam uma música e falam o próprio nome (para que as crianças se conheçam)." E para que não conhece essa dinâmica assim como eu não conhecia vou contar ela para você:

"Primeiro apresento a quadrinha para os alunos e cantamos juntos.

QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM
QUE MEU NOME ESTA ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
Salatiel Silva. Ed. Ciranda Cultural

Cada aluno ganha uma folha de jasmim e escreve seu nome. Entrega para a professora. Depois, todos formam uma roda e a professora entrega uma folha de jasmim para cada aluno. Um aluno irá ao centro da roda e declamará a quadrinha. Quem tiver com a folha com o nome do declamador vai para o centro da roda, entrega a folha ao dono e continua a brincadeira. Terminará quando cada um estiver com a sua folha de jasmim. Depois que terminamos a brincadeira, podemos fazer algumas atividades relacionadas à quadrinha."

Já a dica da professora Carolina do ig @blogcantinhodosaber é "ser receptiva com as crianças e com os pais." Isso  deve acontecer porque "muitos pais tem dúvidas querem conhecer a professora e escola. E acho que ser simpática, receptiva, atender e sanar todas as dúvidas do pais é um bom começo... Já é tradição da escola, no primeiro dia não tem aula. As crianças e os pais vão até a sala para poder me conhecer e conhecer a sala. Aproveito para falar os recados principais e depois fico atendendo os responsáveis que querem conversar comigo em particular."

Porém, na escola da professora Danielle Martinez é diferente da professora Carolina ela afirma: "Na escola que trabalho temos uma reunião com os pais para essa finalidade um dia antes das aulas começarem. No primeiro dia de aula, me apresento às crianças e peço que elas se apresentem pra mim e para os amigos de turma, como trabalho com Pré escola, utilizo uma dinâmica com recurso visual (um dado que em cada face contém uma imagem/ pergunta sobre a criança, tipo: qual a idade, o que mais gosta de fazer, se tem irmãos...) para facilitar e incrementar esse momento. Também costumo contar uma história que faça referencia a boas maneiras (O dia que um monstro veio a escola é uma boa opção😉) pois assim já no primeiro dia apresento as nossas regras de boa convivência." Para alguns pode até parecer exagero mas para ela funciona muito bem pois isso segundo ela facilita e já deixa claro o que podem ou não podem fazer na escola. Ela faz tudo de uma maneira leve, divertida e lúdica...

Gostou da dica da professora Carolina e da Danielle e quer ideias de dinâmicas para a reunião dos pais? Acesse aqui:


Estão gostando das dicas? Calma que ainda não acabou. 

O professor Leonel Barbosa do ig @onovoprofessor declara que no primeiro dia de aula ele gosta muito de estimular a criatividade das crianças, ele sempre prepara "com eles no final da aula um pequeno livro com alguns desenhos/gravuras, produzidos pelas próprias crianças, para registrar todos os momentos que foram vivenciados" no primeiro encontro deles. "Esse livro fica exposto na sala, e sempre será lembrado como: "Nossa Memória Viva". Ele é importante pois marca, inclusive as metas de todas as crianças para o ano letivo."

Uma outra ideia para usar no primeiro dia de aula e eu quero fazer com meus alunos do 5º ano é a "Cápsula do Tempo" e para isso vou pedir para cada aluno escreva em um papel desejos, expectativas, metas para 2019, colocarei em uma garrafa e enterraremos (a minha ideia é colocar uma foto nossa também).  Após o recesso do meio de ano iremos abrir e verificar se estamos conquistando as nossas metas, desejos e expectativas e o que precisamos melhorar. Logo em seguida, iremos colocar os mesmos e novos desejos, metas e expectativas e  uma foto na garrafa e ao final do ano verificaremos novamente se conseguimos cumprir tudo, o que mudamos o que conseguimos alcançar, o que temos a agradecer e melhorar.

E para finalizar deixo vocês com as palavras da professora Suellen Rocha do ig @professorasuellenrocha: "Todo início é repleto de ansiedade e ainda pode vir acompanhado de nervosismo e algumas inseguranças. Aquele friozinho na barriga, as mãos que suam, o sono que não vem na noite anterior ao dia da primeira aula... Ficamos pensando nos alunos, em como será o nosso encontro, se conseguiremos fazer laços afetivos com eles, se lidaremos bem com as agitações, os conflitos, os desafios etc. Ser professor é sempre estar em contato com o novo: a cada dia, a cada aula, a cada nova turma que conhecemos. E acredite que a expectativa inicial não é só nossa, mas dos alunos também. Nós professores estaremos sempre completando a nossa preparação para a novidade, pois professor é aquele que nunca cessa de aprender.
É claro que alguns detalhes fazem a diferença e nos ajudam nesse momento: estar consciente de seu planejamento, entender a flexibilidade dele (principalmente para este dia em que todos estão se conhecendo e o professor ainda não conhece o “tempo” e “ritmo” de seus alunos), pensar e preparar propostas condizentes com a faixa etária, ter uma atividade reserva caso precise, proporcionar que o primeiro dia de aula seja o melhor e, acima de tudo, acreditar em si mesmo. Você é o profissional que tanto estudou e se empenhou para estar naquele lugar. Lembre-se: seus alunos merecem o melhor professor que você possa ser. Vai lá e faça a magia do ensinar e aprender acontecer."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h