Pular para o conteúdo principal

CÁPSULA DO TEMPO (PARTE 1)



Sabe aquela atividade que você planeja desde antes de começar o ano letivo e que você não vê a hora de colocá-la em prática? Então, era o que aconteceu comigo com relação a essa atividade. :) Eu realizei essa atividade no segundo dia de aula das crianças e elas estavam bem animadas haha! Vou te contar o passo a passo.

No primeiro dia de aula eu falei com as crianças que no dia seguinte iriamos fazer uma cápsula do tempo e que nós íamos enterrá-la, e eles ficaram bem animados.
No dia seguinte comecei a falar das metas para 2019, o que eram metas e para que serviam e que eles deveriam escrever pelo menos 4 metas no papel, se possível relacionadas a escola e atrás da folha eles deveriam escrever uma carta para eles mesmos no futuro. E claro, eu também fiz o meu.




Depois disso, enrolamos e colocamos as metas dentro da garrafa e deu certinho em quase todas as garrafas, algumas ficaram só um pouco amassado.
Eu juntei essas garrafas em uns 6 meses e fui guardando elas em uma caixa até essa caixa ficar cheia kk, e ela ficou guardada quase que um ano, mas finalmente eu consegui usá-las. Você também pode colocar em potes, mas na minha opinião essas garrafas foram mais fáceis de juntar e fica mais fácil na hora de enterrar.
Coloquei a etiqueta do lado de fora, cada um escrevia seu nome e depois passei dois pedaços de fita adesiva grossa e deixei eles colocarem na garrafa.
Dentro das garrafas também eram para ir as fotos do primeiro dia de aula, mas eu acabei esquecendo pois eles estavam me apressando para pode enterrar kk (nem tudo é perfeito).




Logo em seguida fomos para a melhor parte, enterrar. Eu levei algumas colheres de casa (aquele mega improviso) para que pudéssemos fazer isso. Só que durante o trajeto da sala de aula até a lugar para ser enterrado eles deveriam fazer um mapa do jeito deles dizendo onde estaria a cápsula do tempo.


E foi bem divertido, o interessante foi ver eles avaliando quais lugares seriam melhor para enterrar visto que tinha uma árvore com bastante raízes. Também fiquei feliz ao ver muitos alunos ajudando os outros a enterrar a sua cápsula. Agora é aguardar até o final do ano ou no meio, ainda estou decidindo como vou fazer. Aguardem a cena dos próximos capítulos.

Ps. Estou disponibilizando em JPGE os arquivos que usei com meus alunos. Para fazer a folha metas para 2019 me inspirei na foto que vi no ig da @prof_carlaateodoro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix