Pular para o conteúdo principal

JOGO RESUMÃO - Jeopardy (adaptação)



JOGO RESUMÃO

Vocês sabem que eu amo um jogo e eles estão presente quase toda semana em meu planos. Ontem foi dia de jogo mas no estilo de revisão (apesar de por aqui não ter avaliações). Vi esse jogo no livro Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa da @professorasolimarsilva e fiz umas pequenas adaptações e vou contar como funcionou:

De antemão separei 25 perguntas de nível fácil, médio e difícil nas seguintes categorias.

🔠 5 perguntas de fonética (perguntas que envolvem fonemas, dígrafos e palavras e letras com som iguais ou semelhantes);

🔠 5 perguntas de morfologia (perguntas que envolvem substantivos, verbos, adjetivos, artigo, plural);

🔠 5 perguntas de estilística (perguntam que envolvem linguagem verbal e não verbal, sentido figurado, sentido literal);

🔠 5 perguntas de ortografia (perguntas que envolvem regras gramaticais) e

🔠5 perguntas de gêneros textuais (perguntas que envolvem a finalidade de um gênero específico, características como: personagem, desfecho).


Lembrando que quanto mais fácil a pergunta menor é o valor da pontuação e quanto mais difícil, maior é a pontuação. Na sala de aula:

🎮 Fiz essa tabela (foto) no quadro com as divisões das perguntas e seus respectivos pontos;

🎮 Separei a turma em dois grupos (aqui o máximo de alunos que estou são 10);

🎮 Um integrante do grupo por vez escolhe uma categoria e a pontuação e assim eu fazia a pergunta para ele;

🎮 Se o aluno acertar, o grupo leva a pontuação mas se errar não ganha nada;

🎮 Apenas o integrante do grupo podia responder a pergunta;

🎮 Como eu fiz as perguntas ímpar fiz o seguinte: na turma da manhã a divisão dos grupos foi igual, então a última pergunta respondia quem levantava a mão primeiro, porém a tarde a divisão do grupo não foi igual, por isso o grupo com menos integrantes teve direito a responder a última pergunta;

🎮 Ao final de todas as perguntas ganhava o grupo com maior pontuação na soma dos pontos.


Perguntas:

FONÉTICA

1.  Qual das opções o x apresenta som de s. (100 pontos)

a. Exótico  b. Extintor  c. Reflexo  d. Ameixa

Resposta: b.

2. Em nossa língua portuguesa uma letra pode ter vários sons como é o caso da letra “s”. Quando ela está entre vogais apresentam o som da letra... (200 pontos)

Resposta: letra z.

3. Qual opção apresenta uma palavra com quatro fonemas? (300 pontos)

a. Táxi    b. Cacho   c. Campo

Resposta: b.

4. Dê três exemplos de palavras que contenham dígrafos (400 pontos)

Resposta: palavras com nh, ch, lh, rr, ss, sc, sç, xs, xc, qu e gu (com 1 som). 

5. O que é sílaba tônica e quais são as suas três classificações na língua portuguesa? (500 pontos)

Resposta: a sílaba tônica é a sílaba mais forte de uma palavra. Classificação: oxítona, paroxítona e proparoxítona.  


MORFOLOGIA

6. Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. Quais são eles? (100 pontos)

Resposta: eu, tu, ele, nós, vós e eles.

7. Dê 3 adjetivos para a sua professora de língua portuguesa (200 pontos)

Resposta: caracteriza um substantivo com uma qualidade, defeito, estado, condição.

8. Qual é o plural das palavras raiz e hotel? (300 pontos)

Resposta: raízes e hotéis.

9. Desavisado é derivado de qual palavra? (400 pontos)

Resposta: aviso.  

10. Conjugue o verbo amar no presente do indicativo (500 pontos)

Resposta: eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam.  


ESTILÍSTICA

11. A Linguagem verbal: é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. E A Linguagem não verbal o que é? (100 pontos)

Resposta: utiliza a parte visual, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas...

12. A hipérbole corresponde ao uso intencional de expressões muito exageradas para passar-se uma ideia. Na frase: Que demora! Estou esperando há séculos! Onde está o exagero? (200 pontos)

Resposta: esperando há séculos.

13. As onomatopeias são muito comuns em histórias em quadrinhos. O que é uma onomatopeia? (300 pontos)

Resposta: a reprodução dos sons por meio da escrita.

14. O que é ironia? Cite um exemplo. (400 pontos)

Resposta: dizer ao contrário daquilo que se quer expressar. Exemplo: Pessoa 1: Você caiu? Pessoa 2: Não, estou limpando o chão.

15. Os poemas podem apresentar tanto uma linguagem em sentido real ou em sentido figurado. Explique cada um deles. (500 pontos)

Resposta: sentido real: aquele em sentido literal que pode ser encontrado no dicionário já o sentido figurado: de acordo com o contexto apresenta vários significados.  


ORTOGRAFIA

16. A língua portuguesa possui quantas letras em seu alfabeto? (100 pontos)

Resposta: 26 letras.

17. É muito fácil confundir o uso das letras s e z pois muitas vezes apresentam o mesmo som. Mas segundo as regras gramaticais quando a palavra indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa usamos qual letra? (200 pontos)

Resposta: letra s. 

18. Cite 2 regras para o uso da letra maiúscula. (300 pontos)

Resposta: início de frase, nome de pessoas (reais e fictícias), nome de lugares (reais e fictícias)...

19. Na frase: “Porque você faltou semana passada?” O uso do porquê está correto? Por quê? (400 pontos)

Resposta: Não, pois em pergunta usamos o por que separado.

20. Palavras parônimas são palavras parecidas na grafia ou na pronúncia, mas têm significados diferentes. Qual o significado das palavras cavaleiro e cavalheiro. (500 pontos)

Resposta: cavaleiro: aquele que anda a cavalo , cavalheiro: gentil, educado.


GÊNERO TEXTUAL

21. Em um conto podemos temos os personagens principais, secundários, cenário, conflito, desfecho. Quando que ocorre o desfecho? No início, meio ou final de um texto? (100 pontos)

Resposta: no final.

22. Qual dos gêneros não é humorístico? (200 pontos)

a. Crônica humorística  b. Meme  c. Fábula  d. Piada

Resposta: c

23. Qual a finalidade de uma propaganda? (300 pontos)

Resposta: é uma mensagem publicitária, de uma empresa ou de uma instituição, que tem como objetivo convencer alguém a adquirir um produto ou a concordar com uma ideia.

24. O que é narrador- observador e narrador-personagem? (400 pontos)

Resposta: narrador-observador: aquele que conta a história sem participar, narrador-personagem: aquele que conta e participa da história.

25. O que é sinopse? (500 pontos)

Resposta: fazer com que as pessoas se interessem pela obra nela resumida.


Lembrando que você pode fazer adaptações para sua turma como por exemplo, deixar o outro grupo responder mas ganhando metade do valor ou a que desejar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix

DESCRITORES NA PRÁTICA: D1- Localizar informações explícitas em textos.

Você ainda sente dificuldade em diferenciar as habilidades que envolvem localizar informações implícitas e explícitas?   Vem que eu vou te ajudar!   A BNCC comentada diz o seguinte sobre essa habilidade (EF15LP03): “As informações explícitas em um texto são aquelas que estão, literalmente, expressas no texto, seja ele oral ou escrito. Localizá-las, portanto, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.”   De forma bem clara, essa habilidade requer do aluno ser capaz de retornar o texto e localizar, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Sendo esta informação expressa literalmente ou por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.   Deixo aqui alguns exemplos de perguntas que envolvem essa h