Pular para o conteúdo principal

DIA DE APRENDER BRINCANDO - 5 DICAS DE BRINCADEIRAS/ ATIVIDADES




Olá meus amores? Tudo bem? Espero que sim. :)) Hoje vim falar de um assunto que as crianças e por que não os adultos amam, brincadeiras. E o melhor de tudo, brincadeiras que tem como consequência aprender e aprender muito. Esse ano o #diadeaprenderbrincando ocorrerá no dia 17 de maio e você e toda sua escola estão convidadas a participar. Mas o que é o Dia de Aprender brincando?

O Dia de Aprender Brincando é um dia para celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras fora da sala de aula, escolas de todo o mundo apostam que brincar é tão importante quanto a presença em sala de aula!
O Dia De Aprender Brincando baseia-se no Dia Fora da Sala de Aula do Reino Unido, patrocinado pelo movimento da Persil “Se Sujar Faz Bem”. É uma campanha GLOBAL; assim, haverá diversas oportunidades para compartilhar experiências com outras escolas ao redor do mundo!
Registre-se para participar e nos ajudar a construir um movimento que leve crianças para brincar e aprender ao ar livre todos os dias! Para participar é só acessar o link https://diadeaprenderbrincando.org.br/

Mas vocês acham que eu só explicaria como esse dia vai acontecer? Claro que naaaaaaão. Trago 5 sugestões de como você pode realizar brincadeiras ao ar livre com seus alunos.

1. CAMPO MINADO DIFERENTE

Materiais:
- Copos plásticos descartáveis reciclados
- Areia
- Pano ou venda

Objetivos:
Trabalhar em equipe, a lateralidade, o equilíbrio e a coordenação audiomotora.

Observação:
Além de ser uma brincadeira que pessoas com deficiência visual e baixa visão podem brincar e se divertir bastante.

Assista o vídeo para poder aprender como brincar:



2. BRINCANDO DE DETETIVE

Materiais:
- 1 Pote de creme reciclado e enfeitado do jeito que desejar, assista o vídeo para ver como;
- Fotos do lugar ao ar livre que você está (as fotos podem ser de partes fáceis e de parte difíceis como, pequenos detalhes para instigar ainda mais seus alunos).

Modo de brincar:
Separe a turma em grupos, dê a cada grupo fotos para que eles possam procurar por essas partes.
Caso queira fazer competição, vence o grupo que achar todos os lugares em menos tempo.

Objetivos: Trabalhar em equipe, agilidade, memória, coordenação visomotora.



3. ATIVIDADE SENSORIAL E ATIVIDADE DOS SONS

Materiais:
1 venda

Modo de brincar:
Essa brincadeira é muito fácil, você simplesmente vai vendar uma criança e levar ela a sentir várias texturas que já estejam no ambiente, você vai fazer as crianças explorarem o ambiente pelas mãos e pelos pés, vai ser uma sensação única. Na mesma sintonia da atividade sensorial, por que não pedir para seus alunos deitarem, relaxarem e ouvirem os barulhos como os dos pássaros? Depois você pode pedir que desenhem tudo que está ao seu redor, tenho certeza que dessas duas atividades saíram desenhos com coisas que você menos imagina.

Objetivos: Trabalhar a percepção áudio, visual e tátil.

4. PASSA FARINHA

Essa sem dúvidas é uma das melhores brincadeiras que eu já brinquei, mas ela requer alguns cuidados.

Materiais:
Farinha de trigo
Para cada grupo 2 baldes

Objetivos: Trabalhar em equipe, agilidade, raciocínio lógico.

Veja o vídeo para conferir mais de perto como é a atividade.



5. SUA IMAGINAÇÃO É O LIMITE

Use sua imaginação para realizar várias brincadeiras, aproveite, use e abuse do ar livre, nada mais divertido do que aprender brincando.

Não se esqueça de marcar as #aprendicommb, #diadeaprenderbrincando, #compartilhandoideias, #atividadesaoarlivre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix