Pular para o conteúdo principal

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS - 0 A 6 MESES (parte 1)

Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Espero que sim :))))). Hoje eu vou começar um série aqui no blog com brincadeiras para bebês que estará divida em quatros partes, a primeira brincadeiras para crianças de 0 a 6 messes, a segunda brincadeiras para crianças de 6 a 12 messes, a terceira brincadeiras para crianças de 12 a 18 messes e a última brincadeiras para crianças de 18 a 24 messes. Espero que gostem! Pois sei que muitos professores, pais, cuidadores ficam  com receio com respeito a esse assunto.

O pediatra Jack P. Shonkof, diretor do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard (EUA) explica: “O cérebro se desenvolve desde o nascimento até a vida adulta. Os genes fornecem o projeto básico para esse progresso, mas as experiências dos primeiros anos de vida afetam o modo como ele é colocado em ação. Se elas são positivas, felizes, a arquitetura do cérebro da criança constrói uma fundação forte para o aprendizado, o comportamento e a saúde. A brincadeira é uma dessas experiências basilares, e os bebês já são capazes de reconhecê-la poucos dias depois do nascimento”. As brincadeiras são altamente estimulantes, é por meio delas que o bebê irá desenvolver suas habilidades.

É importante notar que as indicações etárias servem apenas como um parâmetro, as crianças podem apresentar processos de desenvolvimento singulares.

1 a 4 meses

  • No bebê conforto: coloque o bebê sentadinho no bebê conforto (seguro) e chame-o em diferentes lados do cômodo em que vocês se encontram. Isso vai estimular o bebê a perceber todo o ambiente e afirmar a coordenação entre a visão e audição.
  • Música: coloque para tocar canções infantis e dance com o bebê no colo, os bebês gostam de balanço (delicados).Cante para os bebês.
  • Massagem: massageie cuidadosamente o rosto e o corpo de bebê, não utilize produtos cosméticos. 
  • Brinquedos de berço: alguns brinquedos têm a função de prender no berço, escolha modelos coloridos, com formatos diferenciados ou que imitem sons. Alterne a posição dos brinquedos para que os bebês possam visualizar todos
  • Móbiles: utiliza móbiles coloridos, como formatos e sons diferentes. Cuidado com móbiles que possuem cordas ou cordões.
  • Chocalhos: os bebês adoram o som do chocalho. Nesta fase, o bebê ainda não consegue segurar sozinho.
  • Livros: sente o bebê no colo e mostre as figuras coloridas dos livros infantis, existem opções de livros de tecido que não ferem.


4 a 5 meses

O bebê já consegue perceber a distância que tem de um brinquedo, objeto ou pessoa e começa a se esforçar para pegar o que pretende. Gostam de pegar os pés, levantando-os até a boca. Deixe vários brinquedos ao seu alcance, posicionando-os em cima de um edredom. 

  • Rolar: nessa fase, o bebê já consegue rolar no chão. Crie brincadeiras que lhe permitam rolar com segurança.
  • Música: sente o bebê no seu colo e movimente as pernas e braços no ritmo de uma música (com suavidade). Cante para ele na hora de dormir e na hora do banho.
  • Surpresa: os bebês gostam de brinquedos surpresa, brinquedos que soltam ou fazem barulhos quando são apertados. Permita que o bebê interaja, fazendo com que o brinquedo desapareça.
  • Bicho de borracha: dê para o bebês bichinhos macios que emitem sons ao serem apertados.
  • Chocalhos: os bebês adoram o barulho dos chocalhos.
  • Instrumentos: ofereça pandeiro (seguro) de brinquedo, os pandeiros emitem sons e costumam ser coloridos.


5 a 6 meses

As mãos funcionam cada dia melhor e o bebê já consegue girar o pulso para observar um brinquedo e capturar pequenos objetos com firmeza. Deixe vários brinquedos ao seu alcance, posicionando-os em cima de um edredom. Nessa fase, o bebê necessitará de um pequeno apoio para sentar e brincar explorando tudo que está ao seu redor. 

  • Bichinhos: motive os bebês a brincar com os brinquedos macios, faça com que os bichinhos "conversem" com o bebê. Cuidado para não utilizar bichinhos que soltam peças miúdas, como nariz, boca e olhos. 
  • Cócegas: faça cócegas suaves no bebê, eles acham divertido. 
  • Música: eles continuam a amar músicas.
  • Torres: construa com o bebê torres de blocos, copos de plásticos, vasilhas de plásticos, livros e outros objetos seguros. O bebê vai adorar derrubar essa torre. 
  • Esconder: coloque uma toalha em cima da sua cabeça e pergunte: "cadê o(a) (nome da criança) ?" Deixe que o bebê descubra a sua cabeça e diga: "achou!". Você também pode se esconder atrás da porta ou atrás da cortina, surpreendendo o bebê com delicadeza. Os bebês também gostam de brincar de esconder objetos.


Gostaram das dicas? Semana que vem eu venho com a segunda parte. Aguardem!!!

Fonte: VIGNON, Luana. Guia do educador: teorias pedagógicas educação infantil / Luana Vignon, Marco Saliba; assessoria pedagógica Aline Correia. 1. ed.- São Paulo: Eureka, 2015.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix