Pular para o conteúdo principal

Professor com gagueira, como é possível?


Abrindo o meu coração ❤

Se você me conhece pessoalmente vai saber de cara que eu sou gaga. Não dá para não perceber (só se você for que nem meu marido que falou que só percebeu pq eu disse kk).

Isto mexeu muito com minha autoestima na infância (minha gagueira é genética, meu pai também é gago) e mexe até hoje comigo.

Sofri muito com as pessoas por me zoarem, me desprezarem ou falar aquela frase que todo gago odeia ouvir "é só ter calma, respira fundo".

A gagueira, é um transtorno de fluência mais comum, é uma descontinuidade no fluxo de fala caracterizada por repetições (sons, sílabas, palavras, frases), prolongamentos de som, blocos, interjeições e revisões, o que pode afetar a velocidade e o ritmo da fala.

Essas disfluências podem ser acompanhadas por tensão física, reações negativas, comportamentos secundários e evitação de sons, palavras ou situações de fala.

E foi um dos motivos de quase desistir de ser professora, pois pensava que por não ser fluente na fala, não seria possível ensinar meus alunos.

Um dos motivos de não desistir, foi pegar um professor de história, chamado Eduardo, que também era gago (ele não sabe, nem imagina mas, eu vi que eu podia sim, assim como ele conseguia).

Não vou dizer que hoje é fácil e que meus alunos não percebem, mas consigo levar melhor. Na verdade melhor do que lidar com os responsáveis kkk.

Outra superação foi trabalhar aqui na internet, vocês não tem noção do quanto eu corto dos vídeos no YouTube, de quatidade de vezes que faço os stories, de áudio kk mas, eu não desisto.

O que eu quero dizer com tudo isso é que todos superamos uma dificuldade, seja ela momentânea ou algo da vida toda. 

Não podemos deixar que isso nos impeça de realizar nossos sonhos ou nos diminuir.

Eu não vou dizer que tem dias que eu queria não ter nascido assim, mas eu aprendi técnicas que me ajudam a amenizar e assim continuar minha vida e meu objetivo de ajudar vocês e meus alunos.

Me conta uma dificuldade que superou para ser professor?

Comentários

  1. Olá Maira, me encontro na mesma situação que você, estou no meio da graduação e diversas noites acordo e fico me perguntando como eu vou conseguir? Mas de uma coisa eu tenho certeza, desistir jamais, tudo na vida tem um propósito, e tenho certeza que vou encontrar o meu. Desejo sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai conseguir, eu tenho certeza! Tem dias que não vai ser fácil. Contudo, percebi que isso acontece mais pelo o que eu acho que as pessoas acham do que de fato acontece.

      Excluir
  2. olá Maira, sou professor e tbm tenho o mesmo problema. mas a dificuldades ficam expressas quando fico nervoso.
    sempre procuro revisar todas as dúvidas que o assunto pode ter.
    sou formado em Geografia,pós-graduado em psicopedagogia.
    os desafios são diários, mas levo comigo um ditado popular.
    Mar calmo, não faz um bom marinheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA! Verdade! Sei que não é fácil, mas com o tempo nem os alunos percebem, ou nem ligam.

      Excluir
    2. Muitas vezes é mais o que pensamos do que de fato acontece.

      Excluir
  3. Gostei muito da sua história Maira..
    Eu penso muito em me formar professora , nunca tive coragem em seguir em frente..pq tinha vergonha e medo por ser gaga..
    Mais vendo seu depoimento e de outros comecei a pensar diferente..
    Hoje tenho 29 anos e penso em estudar pedagogia.
    Muito obrigada a vc Maira e a todos vcs pelos depoimentos encorajadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista. Percebo que muitas pessoas com gagueira tem o hábito de se esconder em profissões que não envolvem a fala.
      Mas percebi que muitas vezes é mais o que pensamos do que de fato acontece.
      Ou seja, é muito mais o medo da nossa cabeça.
      Não que seja fácil, contudo tenho certeza que irá conseguir. Nunca é tarde para seguir o que gostamos.

      Excluir
  4. Bom dia! Também sou gago. Gostaria de ter seu contato, para no futuro apresentarmos uma Live juntos. Deixarei o meu e-mail: prof.espalessandrosantossouza@outlook.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá está difícil pra mim lidar com a reação de alguns alunos, sou gaga desde os 5 anos de idade, hoje tenho 35 anos, comecei a fazer estágio de pedagogia na escola pública esse ano, logo de cara entrei na turma do 5 ano, pensei que eles iriam rir de mim, me zoar, mas não, eles me respeitaram e por várias vezes me falaram que não era minha culpa, mudei de sala, estou no 4 ano agora e em menos de 1 semana já percebi 2 alunos rirem de mim quando eu fui falar algum assunto com a professora e travei um pouco a voz, hoje inclusive não aguentei, acabei chorando, quis vir embora, já fiz tratamento com fonoaudióloga e hoje sou 20% gaga, já fui agente comunitária de saúde por 6 anos, trabalhava com a voz, mas o sarro não vem só de crianças e sim da maior parte dos adultos, não sei se um dia vou ter a chance de pegar uma sala de aula, é meu sonho ser professora, mas o preconceito das pessoas é doido, dói mais que se eu levasse uma surra.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Também sou gaga desde a infância e formei-me em Licenciatura em Letras há alguns meses. Lecionei por 3 meses e foi muito difícil. Confesso que com o fundamental é mais tranquilo. Muitas vezes pensei em desistir e penso até hoje. Você não sabe como é inspirador conhecer a sua história e de diversas pessoas que comentaram aqui. Entre em contato comigo, por favor. Meu e-mail: sarahsantos0506@gmail.com meu Instagram: @_sarahcristinedossantos

    ResponderExcluir
  7. Vamos formar um grupo de professores gagos? Poderíamos trocar várias experiências!
    Vou deixar meu contato:

    WhatsApp (14) 98838-6436
    Sarah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite ! Também sou gaga e gostei demais de ouvir as experiências de vcs .Leciono l
      Língua Portuguesa a mais de 15 anos e sei que realmente tem dias que não é fácil, mas a gente luta e vence porque desistir não cabe em nosso dicionário..Um abraço fraterno em cada um se criarem um grupo gostaria de ser incluída..Deixarei meu e-mail para contato:magalhaesm7@yahoo.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

15 FONTES PARA PROFESSORES BAIXAREM (Parte 1)

Se era dicas de fontes para usar no word que você queria, vou dar dica de 15 fontes diferentes para baixar. Espero que gostem das fontes que selecionei (fontes de caligrafia, cursivas, pontilhadas e vazadas), lembrando que eu não criei nenhuma fonte, apenas estou compartilhando as fontes e os sites confiáveis que vocês podem baixar, todas as imagens foram tirados dos próprios sites que disponibilizam as fontes. Para baixar clique no link para ser direcionado para o site. 1. Fonte Escolar Puntos Link >> https://www.netfontes.com.br/view/fontecursivapontilhada/ 2. Fonte Life Lissons Link >> https://www.dafont.com/pt/life-lessons.font 3. Fonte Memima Mestra 2 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra2/ 4. Fonte Memima Mestra 4 Link >> https://www.netfontes.com.br/view/mestra4/ 5. Fonte Maternellecollor Trace Cursiva Link >> https://www.netfontes.com.br/view/maternellecolor_tra/ 6. Fonte Cursiva Pontilhada Link >>

ATIVIDADES E DICAS para a SEMANA DE ADAPTAÇÃO na Educação Infantil

Boa noite! Várias pessoas nessas últimas semanas me pediram atividades para a primeira semana de aula na Educação Infantil e aqui estou eu fazendo esse post extra. Só que antes de começar tenho algumas observações a fazer: 💙 Devemos ter em mente que muitos crianças estão frequentando pela primeira vez a escola e que é normal que elas se sintam retraídas e que chorem quando os pais vão embora. Para isso é necessário um ambiente acolhedor e seguro. As crianças precisam sentir que na escola podem se sentir seguras, acolhidas e amadas pelos que estão lá, principalmente pelos professores, por isso nessa primeira semana faça atividades que ajudem a criar esse clima, procure criar afeto pela criança e faça com que ela crie o mesmo, não se prenda a conteúdos e sim nas crianças, principalmente aquelas que mais precisam. Além disso, procure com que as crianças se enturmem e que cada uma sinta que é parte importante da turma.  💖 CRIE UMA ROTINA Crie uma rotina e faça com que al

BINGO DAS OPERAÇÕES ( com 60 cartelas dos números 0 a 100 para baixar)

Olá meus amores tudo bem com vocês? Vamos a mais uma opção de JOGO DE BINGO? Esse daqui se chama BINGO DAS OPERAÇÕES e para jogá-lo com seus alunos você pode usar todas as operações como multiplicação, adição, subtração e divisão ou apenas a operação que está trabalhando ou duas, você quem decide. OBJETIVO:  Descobrir as respostas das operações. REGRAS : - Antes de começar cada partida, cada aluno deverá receber uma ou mais cartelas com números aleatórios (os números vão depender da grau de dificuldade que deseja); - A cada jogada uma operação é sorteada e os alunos deverão tentar responder e depois verificar se na sua cartela consta a resposta;   - O jogador deve marcar os números sorteados; - Ganha o jogador que conseguir completar primeiro a(s) sua(s) cartela(s). DICAS: - Recorte as fichas em cartolina ou papel cartão e cole-as em seguida, plastifique-as com durex ou papel contact e para marcadores poderá usar tampinhas, bolinhas, pedrinhas. - Deix